Nome do Palestrante:
Faixa de Honorários:
Categoria:
  • image
  • image

Miguel Nicolelis

Miguel Nicolelis

Miguel Nicolelis possui graduação em Medicina e doutorado em Fisiologia Geral pela Universidade de São Paulo. Tem pós-doutorado em Fisiologia e Biofísica pela Universidade de Hahnemann, na Filadélfia (EUA). Desde 1994 é professor do Departamento de Neurobiologia e Codiretor do Centro de Neuroengenharia da Duke University, nos Estados Unidos.

Lidera grupos de pesquisadores que empregam as ferramentas computacionais da robótica e da neuroengenharia para desenvolver neuropróteses capazes de restaurar a mobilidade de pacientes paralisados por trauma ou degeneração do sistema nervoso central. Nos seus laboratórios também estuda os mecanismos neurofisiológicos e possíveis novas terapias para a doença de Parkinson.

Em 2003, retornou ao Brasil com a ideia de estimular o uso da ciência como um agente de transformação social e econômica, tendo o estado do Rio Grande do Norte como início desse projeto com a criação do Instituto Internacional de Neurociências Edmond e Lily Safra (IIN-ELS).

Ganhou 40 prêmios internacionais e publicou mais de 200 artigos, dos quais onze na Science e na Nature, as revistas científicas mais importantes do mundo. Em 2004 foi apontado pela Revista Scientific American como um dos 20 maiores cientistas da atualidade.

Dentre os prêmios mais importantes destacam-se:
Membro da Academia Francesa de Ciências.
Membro da Academia Brasileira de Ciências.
Director’s Pioneer Award e o Director’s Transformative R01 Award, recebidos dos Institutos Nacionais de Saúde (NIH) dos Estados Unidos.
Palestra no Nobel Symposium “3M: Mind, Machines and Molecules,”em Estocolmo, Suécia
Cátedra Anne Deane de Neurociência, agraciado pela Duke University.
Cátedra Blaise Pascal, pela Escola Normal Superior de Paris.
Cátedra Santiago Ramón y Cajal, pela Universidade Nacional do México.
Cátedra Santiago Grisolia, pela Universidade de Valência.
Cátedra EPFL-Natal, pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne e Fundação Família Sandoz.
Prêmio IEEE Daniel E. Noble por Tecnologias Emergentes.
Prêmio da Fundação IPSEN: 20º Neuronal Plasticity Prize, na França.
Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Cátedra Bernardo Alberto Houssay de Neurociências e Inclusão Social, pelo Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA), da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA).
Quatro vezes agraciado com o Prêmio Grass Lecture da Sociedade Americana de Neurociência.
 
Pioneiro em pesquisas sobre interação do cérebro com máquinas, Miguel Nicolelis é autor dos livros: Muito além do nosso eu: a nova neurociência que une cérebros e máquinas - e como ela pode mudar nossas vidas; Made in Macaíba – a história da criação de uma utopia científico-social no ex-império dos Tapuias; O Cérebro Relativístico – como ele funciona e por que ele não pode ser simulado por uma máquina de Turing.

Cidade de origem:
São Paulo/SP
                                           
Para Contratar o palestrante Miguel Nicolelis para seu Evento

Entre em Contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ligue no tel: (11) 2221-8406 ou preencha a ficha ao lado.

Aguardamos o seu contato, obrigada.

Vídeos em Destaque

Informações Adicionais