Hans Donner



Hans Donner foi o sonho de uma vida inteira, aliado a toda uma série de acontecimentos incríveis, que levaram este brilhante artista e designer mundialmente famoso a trilhar o caminho que o trouxe ao conto de fadas que vive hoje. Estava escrito.
Quando o jovem Hans Donner terminou seus estudos na Hohere Graphische Bundeslehr-und-Versuchsanstalt, em Viena, uma das escolas de Design mais famosas da Europa, a perspectiva de uma promissora carreira abriu-se diante dele. Um espírito irrequieto, porém, o compelia: o jovem artista ansiava por explorar novas fronteiras, transpô-las e voar alto - muito mais alto do que poderia se permanecesse e se estabelecesse na sua pátria, a Áustria, em um lugarejo qualquer entre Viena e sua adorada terra natal, Lago de Constance.
Inspirado por uma reportagem sobre pintura rupestre e também pelo material de propaganda criado pelos designers brasileiros, Donner fizera deste paraíso encantado da América do Sul a terra dos seus sonhos. Sua decisão, ao acabar o curso, de partir imediatamente para o distante país dos seus sonhos e tentar carreira lá pareceu excesso de idealismo - insanidade, mesmo - para alguns; mas ele estava decidido. E foi assim que, um belo dia, aos vinte e cinco anos de idade, sozinho, Donner veio parar no Rio de Janeiro, a famosa metrópole sul-americana - sua nova e difícil realidade.
Depois de vinte dias de incessantes tentativas de conseguir emprego, batendo de porta em porta de portfólio na mão, para mostrar sua arte, Hans conseguiu, mesmo sem falar Português, travar conhecimento com algumas pessoas influentes do meio televisivo. Esse contato, no entanto, também não resultou em nada. Foi aí que, de repente, na véspera de esgotar-se o prazo que se dera para desistir de tudo e voltar para a Europa, sua sorte mudou: recebeu um convite para trabalhar na maior emissora de televisão do país, a Rede Globo. Seu sonho se tornara realidade - o sonho com o Brasil! Isso mudava totalmente a conotação da sua volta a Áustria; iria até lá apenas para reunir a documentação necessária para poder empregar-se legalmente no nosso país. E ele já viajou trabalhando: o hoje lendário logotipo da Rede Globo tomou forma ainda durante aquele vôo - rabiscado num guardanapo de papel da Swissair.
Os meses que passou na Áustria foram de enlouquecer. Havia muitos documentos a conseguir, e a demora de algumas instituições em fornecê-los era frustrante. Hans acabou voltando definitivamente para o Rio, a fim de apresentar seu trabalho, a nova marca registrada da Rede Globo de televisão. A nova identidade visual foi muito bem aceita, e Donner, juntamente com seu amigo Rudi Bohm, retomou o controle da sua vida. Foi então que deu o primeiro passo em direção ao que constituiu uma verdadeira revolução nos projetos de animação da TV: seu design tridimensional - inédito, até então.
Na época, a Globo comemorava seu aniversário de 10 anos de tele difusão em cores. E a criatividade inovadora de Hans gerava as mais incríveis animações, estabelecendo os padrões de todas as produções modernas da televisão. O toque mágico de suas idéias tornou-o popularíssimo, um fenômeno de audiência - nacional e internacional. Revistas gráficas do mundo inteiro editavam seus projetos e incentivavam os designers da televisão européia e norte-americana a seguirem o exemplo da Globo. Ele logo se transformou em "Hans Donner, o homem que todas as emissoras de TV desejam contratar".
A Galeria Mecanorma, de Paris, organizou uma exposição dos trabalhos de Donner - foi um sucesso absoluto. Essa exposição foi levada a Londres, depois a Edimburgo, logo após a São Paulo e em seguida voltou a Paris - para o Centro Pompidou e outras galerias de renome - , sempre atraindo multidões. Os seminários que ele realiza, onde discorre sobre sua abordagem estilística, artística e técnica, sua filosofia de vida e sua visão de mundo, também tem sempre enorme freqüência; na verdade, os auditórios onde os realiza ficam sempre superlotados.
A televisão não é, claro, a única área onde se manifesta a criatividade de Donner. Com seu talento e sua reputação, Hans já trabalhou em várias outras, criando elementos que vão da moda a arquitetura, dentre os quais destacam-se os relógios: o Time Dimension, seu "filhote favorito".
Agora Hans orientou a sua trilha de sucesso em direção a novos desafios. E já que a fonte de inspiração de um artista quase sempre inclui o nome de uma mulher, há alguém que precisamos mencionar: Valéria, sua esposa, uma belíssima sambista. É ela o elemento integrador de amor e trabalho. A expressão artística de Hans é produto de muitas paixões, uma das quais precisa indiscutivelmente ser citada outra vez: o Brasil. Diz-se que ele ama o Brasil mais do que muitos brasileiros - e é a pura verdade. Há uma razão evidente para isso: em sua vida, o paraíso brasileiro, que era mito, tornou-se realidade.

Temas de palestras:
Inovação
Criatividade
Trabalho em Equipe
Realização de Objetivos
Auto Estima
Superação
Marcas

Cidade de Origem:
Rio de Janeiro

Para Contratar o palestrante Hans Donner para seu Evento 

Entre em Contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.,

Ligue no tel: (11) 2221-8406 ou preencha a ficha ao lado.

Aguardamos o seu contato, obrigada.

 

Para contratar ligue: (11)2221-8406

Vídeos Relacionados

Informações Adicionais