Raul Cânovas

Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Aos 13 anos, projetou seu primeiro jardim em Olivos, província de Buenos Aires. Entre 1960 e 1963, fez estágio com renomados profissionais: Leonard Wolff, Pablo Loewe, Arend Gerritsen e Alejandro Vitale.

Trajetória e prêmios

Em 1966, ganhou o 1° Prêmio com medalha de ouro na II Exposição Hortícola Internacional, na categoria parques e jardins. Em 1969, Roberto Burle Marx o convida para trabalhar no Rio. Em 1997, ganhou o 2° Prêmio no Concurso Paulista Viva, e no mesmo ano ganhou o 3° Prêmio no Concurso de Revitalização do Centro de São Paulo, ambas às vezes integrando a equipe do Arquiteto José Moraes.

Na mídia

Durante quase sete anos, comandou o programa Jardins e Afins pela Rádio Eldorado AM. Nesse período, Raul Cânovas desenvolveu trezentos e vinte oito temas ligados ao mundo vegetal e ao paisagismo: histórias, mitologia, filosofia, folclore, arquitetura, pintura, escultura, música e, claro, muito sobre plantas. Foi colunista na Revista Arquitetura & Construção durante dois anos. Escreve regularmente na revista Natureza e na revista Residenciais, além de colaborar com jornais de todo o país. Publica frequentemente posts relacionados ao paisagismo e à jardinagem no blog Jardim das Ideias, onde também tira as dúvidas dos leitores.

Cursos e palestras

De 1998 ao presente ano, ministrou cursos de paisagismo na Fundação Maria Luiza e Oscar Americano, no Morumbi, além de outros análogos feitos no Museu de Arte Moderna de São Paulo MAM, Museu da Imagem e do Som MIS, Spazio Italiano, Clube Hípico Santo Amaro, Espaço Sumaré, Espaço Faria Lima, Garden Center e Escola Paulista de Paisagismo. Ministra cursos na Livraria Cultura e no Instituto Biológico de São Paulo. Coordena desde 2008 o Curso em Imersão de Paisagismo.

Comandou o encerramento das palestras do 1º Simpósio na UFLA, Lavras/MG em 2010 e no congresso da Fiaflora 2009.

Literatura:

Em 2003, lançou sua primeira obra literária, "O JARDIM COMO REMÉDIO Receitas de um paisagista, que seria reeditada e relançada em 2005. Em 2008, lançou "UM JARDIM PARA SEMPRE Manual prático para a manutenção de jardins, que hoje é reconhecido como um completo manual de jardinagem.

 

Experiência

Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Temas abordados:

Sustentabilidade

Direto Ambiental

Para contratar clique aqui

 

Para contratar ligue: (11)2221-8406

Vídeos Relacionados

Informações Adicionais