Mario Chady



Mario Chady abandonou o curso de Administração de Empresas da faculdade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro, no quarto período. O único diploma que tenho na parede é o de empreendedor Endeavor, diz. Ele começou sua carreira aos 17 anos em uma trading company, especializada na exportação de bens de consumo para o mercado africano. Aos 23 anos montou seu primeiro negócio.

Eu vi uma oportunidade de criar uma nova experiência em alimentação"

A EMPRESA
O Spoleto é a conseqüência de todos os erros e acertos que cometemos antes, diz Eduardo Ourívio, um dos sócios fundadores da Umbria, empresa detentora da marca. Ele e o amigo de infância Mario Chady já abriram vários negócios, mas nem todos foram bem sucedidos.

O primeiro deles foi o Guilhermina Café, restaurante de culinária contemporânea aberto em 1992 no Rio de Janeiro. Apesar de popular, o estabelecimento tinha sérios problemas de atendimento e gestão – o tempo médio de espera por um prato, por exemplo, era de 37 minutos. O caos na fila para pagar era tanto que os clientes mais antigos deixavam cheques em branco para que Mario os preenchesse no dia seguinte. Apesar disso, de 1992 a 1997, a dupla deu início a outros seis empreendimentos no ramo gastronômico. Mas estavam à beira da falência.

Um dos conceitos que estavam sendo testados era o Spoleto. O objetivo era unir a rapidez do fast food à sofisticação de um restaurante italiano. O cliente podia escolher entre uma série de massas, molhos e toppings e o chef prepararia o prato na sua frente. A ideia era agregar o valor do restaurante à praça de alimentação, explica Eduardo. O Spoleto foi o primeiro a usar pratos de louça em praças de alimentação.

A iniciativa foi um sucesso: em pouco tempo, começaram a se formar filas de clientes querendo experimentar. Mario e Eduardo resolveram, então, vender suas participações em todas as outras operações. A ousadia deu certo: no final de 2000, dois anos depois do início das operações, eles já tinham 15 franquias, duas delas em São Paulo. Em 2001, este número foi dobrado.

A partir da rápida aceitação do Spoleto e de seu crescimento acelerado, Mario e Eduardo focaram na cadeia de suprimentos, produzindo, importando e distribuindo cerca de 90% do que uma loja consome. Essa estratégia, atrelada à visão de construir uma plataforma de conceitos de food service, permitiu que a dupla adquirisse outros conceitos, criando assim o Grupo Trigo.

Além do Spoleto, o grupo tem as franquias da pizzaria Domino´s, com 80 lojas, entre abertas e assinadas, e a da temakeria Koni Store, com 38 unidades. O Grupo Trigo possui ainda uma fábrica de massas e molhos, e outra de proteínas, além de uma importadora e distribuidora.

Temas de Palestras:
Empreendedorismo

Cidade de Origem:

Rio de Janeiro

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