Anamaria Schindler



Co-presidente mundial da Ashoka Empreendedores Sociais

Nos anos 90, a socióloga Anamaria Schindler teve o que define como "o grande insight da vida". Ao ler uma reportagem na revista Time sobre os investimentos sociais que George Soros fazia no Leste Europeu, pensou: "Por que ele demorou tanto para fazer isso?" Foi quando decidiu que dedicaria sua carreira a aproximar o mundo social do empresarial. Hoje, aos 43 anos, Anamaria é co-presidente mundial da Ashoka, a organização que criou o conceito de "empreendedorismo social" e apóia o trabalho de gente como Rodrigo Baggio, o fundador do Comitê de Democratização da Informática (CDI).

Ao lado da co-presidente Diana Wells, Anamaria coordena uma equipe de 120 pessoas em 63 países, mais de 2 mil empreendedores sociais e um orçamento de US$ 30 milhões. Seu principal papel é promover a interlocução com empresários. Ela junta gente do quilate de Larry Page, o fundador do Google, com pessoas que tocam projetos sociais. "A identificação é imediata", diz. "Seja na área social, seja no setor privado, empreendedores são visionários e intuitivos."

Anamaria, uma brasileira nascida na Alemanha, formou-se na Universidade de São Paulo. Fazia doutorado em filantropia quando foi chamada pela Ashoka. Um de seus principais feitos foi a criação de uma parceria, em 1996, com a consultoria McKinsey, para treinar empreendedores sociais. "Ela possui um estilo de liderança admirável e obteve sucesso excepcional ao introduzir modelos de gestão nas organizações sociais", diz Heinz-Peter Elstrodt, sócio-diretor da McKinsey. Anamaria escolhe os projetos que a Ashoka vai apoiar pela perspectiva de resultados concretos - medidos, por exemplo, pela consistência ao longo do tempo e pela capacidade de multiplicação. Há dez anos, quando ingressou na ONG, muita gente não dava trela para o empreendedorismo social. Certa vez, um empresário levantou-se durante uma apresentação e disse: "Vivemos em mundos distintos". Ela retrucou: "Não é verdade, vivemos no mesmo mundo". "Aquilo foi muito marcante", diz. "Até hoje ele me agradece por ter mudado seu ponto de vista."

Anamaria Schindler criou o Instituto Arapyaú no Brasil em 2008 e conduziu sua implementação e estratégia até 2011, quando ela retornou à Ashoka como membro da equipe de liderança. O Instituto é um empreendimento voltado para produzir impacto social fundado pela líder empreendedora em negócios Guilherme Leal, da Natura Cosméticos com foco em educação em sustentabilidade e desenvolvimento sustentável. Durante esse período, Anamaria criou o movimento nacional ‘Movimento Brasil Sustentável’, com um grupo de 50 líderes empreendedores sociais e de negócios.

Anamaria também participou ativamente na campanha presidencial em 2010 como conselheira da Marina Silva e Guilherme Leal, candidatas a Presidenta e Vice-presidenta, respectivamente.

Entre 2005 e 2007, ela trabalhou como co-presidenta da Ashoka em conjunto com Diana Wells e Sushmita Ghosh. Anamaria afiliou-se à Ashoka em 1996 para lançar uma parceria entre Ashoka e McKinsey&Company, trabalhando para construir pontes entre os setores de negócios e social globalmente. Anamaria também foi responsável pelo processo de visão compartilhada na organização.

De 1988 a 1995, Anamaria trabalhou com direitos humanos e violência em diversos institutos públicos e privados no Brasil. No Centro de Estudo da Violência da Universidade de São Paulo, ela desenvolveu projetos de políticas públicas relacionados à violação de direitos humanos e democracia na América Latina.
Ela escreveu uma coluna mensal no jornal brasileiro Valor Econômico, de 2000 a 2005. Também foi membro de conselhos de diversas organizações do terceiro setor no Brasil e na América Latina, incluindo a Fundação Avina, Conectas Direitos Humanos, e o Fundo Nacional de Direitos Humanos.

Anamaria tem formação em Sociologia, tendo completado mestrado e doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo, Brasil. Anamaria nasceu na Alemanha e cresceu no Brasil, onde mora até hoje.

Tema abordado:
Empreendedorismo

Cidade de Origem:
São Paulo

Clique aqui

 

Para contratar ligue: (11)2221-8406

Vídeos Relacionados

Informações Adicionais