Clemente Nobrega

Físico e Engenheiro Nuclear. Tem MBA Executivo pela COPPEAD/UFRJ e cursou Strategic Marketing Management na Harvard Business School. Possui 20 anos de experiência como executivo e consultor em estratégia e inovação, atuou por 14 anos como diretor de marketing da Amil Assistência Médica. Já escreveu sete livros, dentre eles: Em Busca da Empresa Quântica, Antropomarketing, A Ciência da Gestão e Innovatrix.

Ganhador do Prêmio Abril de Jornalismo em 1999, atualmente é colunista na revista Época Negócios e realiza palestras, seminários e workshops para empresas, universidades e instituições públicas, dentro e fora do Brasil.

Trajetória

Interessei-me por Física porque sempre fui seduzido pela ideia de um tipo de saber não dependente de personalismos: gurus, autoridades, essas coisas. Fui me convencendo de que o processo de se fazer ciência é ainda mais importante que os resultados que a ciência obtém, pois reflete uma mentalidade fundamental para que “se obtenha resultados no mundo”, de uma maneira geral.

Essa sempre foi uma obsessão : não só falar nas coisas, mas fazer coisas acontecerem. Criar hipóteses (apostar), medir o resultado e tentar outra coisas dependendo do que se obtém. Mais tarde, o mesmo espírito me levaria ao mundo da gestão.

Físico pela UFRJ com mestrado em Engenharia Nuclear pela COPPE em 1976. Depois de onze anos de trabalho como Físico (5 dos quais na Alemanha),mudei de profissão e fui para a Amil Assistência Médica – em 1987, sem nenhuma experiência em negócios. Comecei implantando um processo de Gestão pela Qualidade que foi pioneiro em indústrias de serviços no Brasil.

Fiz o MBA EXECUTIVO na COPPEAD em 1991, e o STRATEGIC MARKETING MANAGEMENT em HARVARD. De 1990 até 2000 fui diretor de Marketing da Amil Assistência Médica-gestores também têm de gerar resultado fazendo apostas bem informadas sobre o mundo. Nisso, são iguaizinhos aos físicos. Vi claramente que todo tipo de pessoa deve ter um olhar de gestor – independentemente de sua formação. O que conta em gestão (marketing, estratégia) são resultados,não é papo, não é ideologia.

O que Faço

  • Uso uma abordagem científica de problem solving chamada INNOVATRIX ,que eu mesmo criei,e que se origina na nova CIÊNCIA DA COMPLEXIDADE.
  • INNOVATRIX é conjunto de práticas que constroem inovação em organizações. Parto do que chamo de “ física das empresas” e chego até a engenharia das soluções. Toda a construção é feita por meio de workshops conduzidos por mim;
  • Ferramentas, método e disciplina para gerar valor novo- ou seja, INOVAR.

Alguns Temas:

- Inovação/sustentabilidade/Colaps

- Gestão/Pessoas/Liderança;

- Mercados/Governança/Globalização.

Temas de palestras:

Liderança

Inovação

Sustentabilidade

Gestão de pessoas

Origem: Rio de Janeiro

Para contratar ligue: (11)2221-8406

Vídeos Relacionados

Informações Adicionais