Nome do Palestrante:
Faixa de Honorários:
Categoria:
  • image
  • image

Joaquim Maria Guimarães Botelho



Jornalista com grande experiência na formação de equipes para veículos da imprensa e equipes para assessorias de comunicação. Especialista em planejamento estratégico de comunicação e gerenciamento de crises. Atuou como diretor de comunicação da Secretaria de Estado da Educação.
Ocupou cargos de comando de grandes veículos como TV Globo (chefe de redação em São José dos Campos), TV Bandeirantes (diretor regional de jornalismo em Taubaté) e Revista Manchete (chefe de reportagem no Rio de Janeiro), além de empresas de renome internacional como Embraer (São José dos Campos), onde consolidou entre 1986 e 1990 um house-organ premiado pela ABERJE (Associação Brasileira de Jornalismo Empresarial). Participava da equipe de discussão de estratégias de publicidade, junto à agência DPZ.
Como diretor de redação de O ValeParaibano (1997 a 1999), de São José dos Campos, elevou o jornal à posição de quarto maior do interior paulista, tendo obtido 12% de aumento de assinaturas e redução de custos de aproximadamente 30%. Era o responsável pela condução das estratégias de divulgação do jornal, contratando agências de publicidade e propaganda, oferecendo briefings e discutindo peças. 
Criou uma newsletter semanal de excelente repercussão, Jornal Carreira & Sucesso, prestando serviços de comunicação ao Grupo Catho (1999 a 2002).
Autor de livros como Imprensa, poder e crítica, Gerenciamento da Carreira do Executivo Brasileiro (co-autoria com Thomas A. Case, fundador do Grupo Catho), A vida não pode ser só isso (biografia da cantora Vanusa, pela Editora Saraiva), e de várias traduções do inglês para a Editora Cultrix, Editora do Pensamento e Global Editora, desenvolve pesquisas em sociologia e folclore, como área de interesse complementar. Mestre em Crítica Literária pela PUC/SP, defendeu dissertação (A com louvor) sobre o tema Imprensa, poder e crítica. 
Tem excelente trânsito na grande imprensa. Dezenas de jornalistas em posição de destaque no mercado nacional foram seus alunos entre 1989 e 1999, na Universidade de Taubaté.
Lidera pelo respeito e pela motivação. É profissional de resultados, embasados em relacionamento profissional positivo com as redações dos veículos de imprensa e por trabalhos rápidos, eficientes e de qualidade.

Temas abordados:
Redação Empresarial
Comunicação  Escrita e Verbal

Cidade de Origem:
São Paulo

Clique aqui

 

Vídeos em Destaque

Informações Adicionais