Reinaldo Canto

reinaldo canto

Reinaldo Canto, Formado em jornalismo pela Cásper Líbero e Pós-Graduado em Gestão de Conhecimento pela UFRJ.
O Consultor e Palestrante de temas ligados à Sustentabilidade e Meio Ambiente. Experiência em ministrar cursos e workshops sobre Água; Mudanças Climáticas; Planos de Comunicação para Sustentabilidade; Política Nacional de Resíduos Sólidos e Consumo Consciente.

SUSTENTABILIDADE: O QUE A COMUNICAÇÃO AINDA NÃO ENXERGOU

Objetivo
Os atuais futuros profissionais de comunicação em geral sentem dificuldade para entender a complexidade dos temas ligados à Sustentabilidade/Meio Ambiente. Como eles requerem um aprofundamento em suas abordagens, essa capitação vai contribuir para qualifica o participante nessa difícil tarefa.

Acreditamos que esse é um campo de trabalho que só tende a crescer em virtude dos problemas ambientais cada vez mais graves e persistentes.

Em tempos de aquecimento global, mudanças climáticas, crise hídrica, imobilidade urbana, esgotamento de recursos naturais, perdas dos ambientes naturais (florestas, espécie animais e vegetais, entre outros), as questões ambientais e da sustentabilidade precisam ser tratadas de maneira mais eficiente pelos comunicadores.

Público-Alvo: Jornalistas, estudantes de comunicação, publicitários, profissionais de marketing, relações públicas e demais interessados no tema.

OFICINAS PARA JORNALISTAS – TEMA ÁGUA  

Objetivo
Como cobrir, engajar e conscientizar a sociedade para o uso da água e a proteção dos recursos naturais.

Público-Alvo: Jornalistas de veículos, órgãos públicos, empresas, entidades e organizações do terceiro setor.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS & AQUECIMENTO GLOBAL

Objetivo
Explicar de maneira didática o que são as mudanças climáticas e o aquecimento global; suas principais causas e a urgência de ações que reduzem suas consequências.

Público-Alvo: executivos de empresas; jornalistas; publicitários e demais interessados no tema.

CONSUMO CONSCIENTE, REFLORESTAMENTO E UM FUTURO SUSTENTÁVEL

Objetivo
Apresentar uma série de experiências e recomendações que envolvem desde o plantio de árvores, a proteção delas e de outra plantas e o consumo cotidiano que interferem direta ou indiretamente na saúde e na existência de nossas florestas.

A ideia é que tudo seja feito de maneira bastante lúdica e com a participação efetiva do público infantil que será estimulado a se manifestar. O tempo estimado é de 1h:30m, mas podendo ser adaptado para aumentar ou diminuir no tempo mais adequado às necessidades.

Público-Alvo: Crianças e pré-adolescentes.

CURSO: AS NOVAS PAUTAS DA SUSTENTABILIDADE -

Objetivo
Abordar os novos desafios da cobertura ambiental e dos temas da sustentabilidade. Em tempos de Aquecimento Global, Mudanças Climáticas e Esgotamento dos Recursos Naturais, qual o papel das empresas de assessoria de imprensa, dos veículos de comunicação e dos jornalistas?
Os novos conceitos, as novas pautas e a quebra dos paradigmas da visão tradicional de se fazer jornalismo, entre elas, crescimento x sustentabilidade.

Público-Alvo - Estudantes de comunicação, jornalistas, profissionais e estagiários de assessoria de imprensa de empresas e ONGs.

CONSUMO CONSCIENTE - O QUE ISSO TEM A VER COMIGO?

Objetivo
O que é? Como fazer? De quem cobrar? O que cada um pode e deve fazer para ser um consumidor consciente em casa, no trabalho e no lazer. (3 a 4 módulos).

Público-Alvo - Executivos, colaboradores, fornecedores e funcionários terceirizados de empresas; estudantes; associados de organizações e instituições em geral.

OS CAMINHOS DA SUSTENTABILIDADE

Objetivo
Breve história do movimento ambiental. Trazer a questão dos problemas ambientais para o dia a dia das pessoas. Como chegamos até aqui. O que é preciso ser feito para que possamos viver num mundo mais harmônico e equilibrado do ponto de vista ambiental e da sustentabilidade. (3 a 4 módulos).

Público-Alvo - Executivos, colaboradores, fornecedores e funcionários terceirizados de empresas; estudantes; associados de organizações e instituições em geral.

DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E A INICIATIVA PRIVADA

Objetivo
Definição de Desenvolvimento Sustentável. As grandes mudanças em curso no mundo. Novas leis que impactam os negócios (Lei de Resíduos Sólidos; cobrança pelo uso da água). Relatórios de Impacto Ambiental (GRI; EIA/RIMA). Responsabilidades e cobranças.

Público-Alvo - Executivos, colaboradores, fornecedores e funcionários terceirizados de empresas; estudantes universitários; micros e pequenos empresários.

A COMUNICAÇÃO NO TERCEIRO SETOR

Objetivo
O que difere a comunicação de uma ONG da feita em uma empresa? Quais as vantagens e desvantagens do terceiro setor? Uma causa pode usar as mesmas linguagens e técnicas empregadas pela iniciativa privada?
Apresentação de cases de sucesso (Greenpeace, Instituto Akatu, Anistia Internacional).

Público-Alvo - Membros de ONGs e estudantes.

PALESTRA: OS DESAFIOS DA SUSTENTABILIDADE

Objetivo
Abordar a problemática ambiental e quais os principais fatores que conduziram ao atual estágio de desequilíbrio e insustentabilidade. Enfocar a urgente necessidade de mudarmos os paradigmas de consumo. Dicas práticas ao alcance de todos que poderão garantir o bem-estar das futuras gerações.

Público-Alvo - Executivos, colaboradores, fornecedores e funcionários terceirizados de empresas; estudantes; associados de organizações e instituições em geral.

PALESTRA: DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Objetivo
Diante da gravidade dos fatos ligados as mudanças climáticas, aquecimento global, perda da biodiversidade e desmatamento, qual o papel das empresas? Como a iniciativa privada pode agir visando adotar critérios de sustentabilidade sem comprometer o crescimento do seu negócio?

Público-Alvo - Executivos, colaboradores, fornecedores e funcionários terceirizados de empresas; estudantes; associados de organizações e instituições em geral.

WORKSHOP: GERENCIAMENTO DE CRISES AMBIENTAIS

Objetivo
Um dano ambiental acabou de acontecer. Poluição, destruição, contaminação, prejuízos à fauna, a flora e a populações humanas. O que fazer? Como se comunicar?

Público-Alvo: Corpo diretivo e gerencial de empresas.

WORKSHOP: DESAFIOS E OPORTUNIDADES DA POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Objetivo
Abordar a lei, seus principais impactos e a necessidade das empresas se adequarem a nova realidade.

Público-Alvo: Corpo diretivo e gerencial de empresas.

GESTÃO SUSTENTÁVEL DE ORGANIZAÇÕES

Objetivo
Apresentar de maneira didática e expositiva, as principais questões relacionadas ao desenvolvimento sustentável e o desafio das empresas para fazer a adequação ambiental necessária frente as novas exigências legais e a nova realidade de recursos naturais escassos, uma eficiente gestão de resíduos sólidos, a redução de consumo dos insumos básicos, além das responsabilidades crescentes demandadas da sociedade e das oportunidades para novos negócios e o empreendedorismo. A disciplina aborda os conceitos de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável aplicáveis aos negócios e traça um panorama de um mundo em transição para uma economia verde, equilibrada e inclusiva.

Público-Alvo: gestores públicos, privados e do terceiro setor.

SUSTENTABILIDADE E CONSUMO CONSCIENTE

Objetivo: Apresentar a visão de um mundo em profunda transformação tendo em vista os desequilíbrios ambientais do planeta e as urgentes necessidades na busca de maneiras de consumo e produção mais conscientes e equilibradas. a matéria faz a introdução a dois temas bastante atuais, mas ainda desconhecidos da maioria das pessoas. Os alunos terão a oportunidade de discutir e aprofundar seus conhecimentos sobre sustentabilidade e sobre os princípios que norteiam a visão e a prática do consumo consciente.

Público-Alvo: pessoas interessadas no tema.

Cidade de origem:
São Paulo/SP

Para Contratar o palestrante Reinaldo Canto para seu Evento

Entre em Contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Ligue no tel: (11) 2221-8406 ou preencha a ficha ao lado.

Aguardamos o seu contato, obrigada.

Para contratar ligue: (11)2221-8406

Vídeos Relacionados

Informações Adicionais