O Brasil e o mercado de luxo – vale a pena investir? Os riscos e certezas.

De uns cinco anos para cá, o Brasil tem sido citado internacionalmente como um dos principais países para investimento do mercado de luxo, e isto tem se confirmado pela chegada das marcas mais famosas do luxo, suntuosos shoppings center exclusivos de marcas de luxo, e pela presença de outras marcas igualmente famosas, ou tradicionais, mas que eram desconhecidas pelo público brasileiro e estão aos poucos sendo assimiladas e criando seus seguidores fiéis.

Quem veio ao Brasil mais cedo já colhe os frutos de uma lucratividade muito maior que nos seus países de origem, pois aqui existe uma vantagem que no exterior não há: a venda parcelada por cartão de crédito.

Um bom exemplo são as grifes de moda, como Ermenegildo Zegna e Marc Jacobs e a joalheria Tiffany que se adequaram ao jeito brasileiro e vendem seus produtos em 6, 10 ou mais parcelas.

Certamente algumas marcas e empresas de médio e pequeno porte, mas não menos importantes, ainda temem pisar em solo brasileiro por desconhecer o mercado, por medo de investir no escuro, por ter acesso a números não confiáveis, ou simplesmente porque não encontram as informações específicas de seu segmento.

Em muitos casos a marca vem por uma indicação de algum conhecido, ou encontra algum representante de produtos no Brasil, seja lá do que for, via websites, e a experiência não é das melhores, muitas delas investem e perdem o investimento, somem do mercado mesmo antes de serem lançadas, por causa da decepção, ou encontra gente desonesta mesmo, o que é uma vergonha.

Trabalhar com mercado de luxo no Brasil, necessita de network dentro deste segmento, seriedade, conhecimento de causa e muito respeito ao cliente, até porque são culturas diferentes e no Brasil em especial, quem não conhece o mercado perde rapidamente as oportunidades.

Já me deparei com diversas empresas que atendo atualmente que passaram por decepções no Brasil, justamente porque não tiveram o suporte necessário e ficaram literalmente escorregando no mesmo lugar.

Por outro lado, quando existe uma assessoria de negócios e marketing focada em inserir a marca ao entendimento do público brasileiro, o sucesso é grandioso.

Não basta falar a mesma língua, é preciso entender a cultura de cada país de interesse, pois desta forma você chega ao coração antes de chegar à mente do seu cliente, e as compras em geral são movidas por desejos e emoções.

Até as relações de negócios são específicas, sistemas econômicos, notas fiscais, impostos, etc.

Até pelo menos 2016, o mercado brasileiro ainda estará bem receptivo às marcas internacionais, depois certamente, haverá uma acomodação econômica e uma fidelização mais definitiva do cliente consumidor de luxo.

Portanto, se você deseja um mercado amplo de mais milhões de clientes em potencial, com enorme poder de compra, apaixonados por gastar e ávidos por novidades, seus produto ou serviço deve estar o quanto antes no Brasil. as

Mas certamente, deve antes de mais nada conhecer os jeitos e manias do povo brasileiro.

Aí sim, você será um total sucesso por aqui!

Escrito por Claudio Prado Jr.
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