A venda é o resultado de uma composição de detalhes

Observo um casal entrar, de mãos dadas, em uma loja de roupas femininas. A vendedora da loja realiza a abordagem, ouve a solicitação deles, separa a roupa escolhida e conduz a mulher até o provador de roupas. O detalhe é que o homem ficou completamente abandonado e ignorado no interior da loja. Como esta cena chamou minha atenção, fiquei atento para obter detalhes deste atendimento e percebi que, ao sair do provador de roupas, a mulher olhou para o homem e perguntou: Como eu fiquei com esta roupa, meu amor? Perceba o poder de decisão que o homem dispõe. Qual motivo? Além de ser abandonado, o homem não recebeu nenhuma atenção, cortesia e cordialidade por parte da vendedora. Confira nos três itens abaixo, como conquistar melhores resultados nas vendas, através da composição de detalhes.

Identificar qualquer sinal de insegurança - Vender é uma arte dinâmica, que exige a composição de detalhes, na compreensão dos reais desejos dos clientes. Identificar qualquer sinal de insegurança demonstrada pelo produto ou serviço, passa a ser um detalhe relacionado ao comportamento do consumidor. Não deixe o cliente, com sinal de insegurança ou dúvida, durante uma negociação. A maneira mais eficaz é perguntar, quando perceber qualquer sinal de insegurança e argumentar pontos positivos sobre o produto ou serviço que está oferecendo.

Destruição de dentro para fora da empresa - Você conhece a expressão "Já ganhou! Já ganhou!" usada nos esportes para antecipar a vitória? Históricas empresas, consideradas como símbolos indestrutíveis, passaram a ser improdutivas quando abandonaram o exercício de reconhecer a importância do cliente, para o crescimento do negócio. Desistiram de investir em treinamentos e na capacitação de seus colaboradores, por acreditar que eram "donas" do mercado de atuação. Como resultado negativo, acionistas, diretores e gerentes acabaram por observar, uma corporação de bilhões, ser destruída de dentro para fora, pela ausência de valorização ao principal patrimônio da empresa, o cliente.

Para ser bonito, basta estar no meio dos feios - Da mesma forma que uma pessoa educada se destaca diante de indivíduos que não valorizam a educação, um atendimento ruim se destaca diante de profissionais que atuam com presteza, cordialidade e empatia. Assim como o cliente observa o visual da empresa, também fique atento para alguns aspectos que fazem a diferença: Há lâmpadas queimadas no interior da loja? Há organização e limpeza dos produtos dispostos nas gôndolas? Há troco suficiente para não deixar o cliente esperando no caixa? Parecem pequenos ajustes, mas realmente fazem diferença para quem compreende que a venda é uma composição de detalhes.

Você percebeu, que quando acompanhamos outra pessoa para realizar uma compra, sempre é solicitada sua opinião? O exemplo do casal que relatei anteriomente é verídico. Um fato como este, já ocorreu com você? Será que algo assim não acontece na sua empresa? Lembre-se que seus resultados são frutos da maneira como você desenvolve seu trabalho, desta forma, conduza diariamente sua carreira para o sucesso. Fique atento, observe a composição de detalhes que fazem parte de uma venda e obtenha excelentes resultados.

"Dalmir Sant'Anna"
Dalmir Sant'Anna figura entre os melhores palestrantes comportamentais, presente em diversos eventos de âmbito nacional, convenções de vendas, seminários e congressos...

Clique aqui

Informações Adicionais