Como é o seu business model pessoal?

O conceito de Business Model é difundido cada vez mais para diferentes aplicações. No início era utilizado como uma forma de organizar complexos negócios com múltiplas alternativas que geralmente estavam além da compreensão imediata para a maioria das pessoas.

Com o passar do tempo, a aplicação do conceito passou a ganhar cada vez mais espaço, juntamente com o Design Thinking. Desenvolver modelos específicos e inovadores para os negócios passou a ser explicado através destes conceitos.

Como o ser humano parece ser universalmente adepto da ideia da "casa de ferreiro, espeto de pau", uma vez mais um conhecimento interessante demora para penetrar na vida pessoal dos profissionais embora no ambiente do seu trabalho a ferramenta já seja bem conhecida.

O desenvolvimento do Business Model é considerado uma das formas mais eficientes de renovar os negócios, criar inovações no âmbito dos negócios e dos processos. Disso você não devia mais ter dúvidas.

Se o conceito e a técnica funcionam para grandes negócios e grandes somas, existe algum motivo para não funcionar para negócios menores e até mesmo para planos pessoais? A história se repete em transferências de experiências entre negócios pequenos e negócios grandes o tempo todo, certo?

O que foi criado para negócios pequenos é muitas vezes absorvido pelas grandes empresas como formas de racionalização e soluções minimalistas e o que foi desenvolvido para grandes organizações com o tempo se democratizam e atendem organizações pequenas também.

Assim como nos negócios, você pode usar o mesmo conceito e desestruturar ou desconstruir a sua vida pessoal e redesenhá-la para ser mais eficiente e mais competitiva. Para vencerem os obstáculos no mercado, muitos processos de negócios passam por uma revisão e são redesenhados através da mudança do foco e através da recomposição dos mesmo elementos em diferentes estruturas.

Você pode inovar na organização da sua vida para alcançar os seus objetivos pessoais, assim como as empresas inovam sem criar novos produtos ou novas tecnologias, alterando a maneira de fazer negócios, melhorando a sua logística, focalizando nas relações com os clientes, estabelecendo novas alianças com os mesmo aliados.

Pode ser um exercício muito interessante revisitar os seus objetivos pessoais, reafirmá-los e mudar a sua estratégia, recompondo um Business Model mais adequado para sua vida. É muito sintomático que nas empresas, expandimos e reduzimos as estruturas conforme o ambiente de negócios, cortamos custos na medida em que somos pressionados pelos concorrentes, buscamos novas tecnologias e novos conhecimentos para competir melhor.

Mas no âmbito pessoal, geralmente a flexibilidade é muito menor. Muitos agem como se fossem automóveis sem marcha-à-ré, pois sempre querem mais, sempre querem andar para frente, muitas vezes sem perceber que a essência da estratégia é a melhor adequação dos seus recursos às condições do ambiente. O destino de um exército que só sabe avançar é eventualmente ser dizimado...

Aí está uma oportunidade interessante para todos! Podemos buscar os objetivos financeiros e de carreira profissional de maneira concreta, aproveitando as oportunidades  e criando o seu modelo para lidar com as diferentes situações.

Escrito por Yoshio Kawakami
Para contratar este palestrante: (11) 2221-8406 ou

Clique aqui

Informações Adicionais