Utilize a profecia autorrealizável para motivar a sua equipe.

Você é fruto daquilo que acredita ser e também resultado das considerações que permite que os outros creditarem à sua vida. O que você é hoje também é influência das expectativas dos outros sobre você. Sabia disso?

Há alguns anos, os pesquisadores e professores Robert Rosenthal e Lenore Jacobson, iniciaram nos Estados Unidos estudo sobre o comportamento de crianças que tiveram suas expectativas aumentadas. Para alunos de uma classe de uma escola infantil, eles disseram que elas eram crianças especiais, que possuíam inteligência bem acima da média e, por isso, a expectativa era de que elas teriam notas muito altas. Simultaneamente, para outro grupo disseram que elas não eram inteligentes e, por isso, teriam dificuldade para compreender a matéria daquele ano.

O resultado foi que os alunos que tiveram suas expectativas aumentadas, conseguiram as melhores notas de toda a escola. O segundo grupo, por sua vez, teve as piores notas. Ao afirmar que os alunos eram brilhantes, fizeram com que eles acreditassem nisso e, dessa forma pudessem dar o melhor de si. O mesmo aconteceu com a outra turma. Com expectativas baixas, gerou um baixo desempenho.

Insatisfeitos com os resultados, eles continuaram com a pesquisa. Reuniram a primeira turma e disseram que haviam errado o prognóstico – afirmaram que o grupo ao invés de reunir os melhores alunos da escola, na verdade, era o mais fraco. Não obstante, foram até a segunda turma e disseram aos alunos que eles eram os melhores. O resultado não os surpreendeu! A primeira turma teve um desempenho muito abaixo do que havia registrado anteriormente, enquanto a segunda turma obteve excelentes resultados nas avaliações.

Com a experiência eles chegaram à conclusão que quanto maior o incentivo melhor o resultado e comprovaram a teoria da “profecia autorrealizavél” – quanto mais você acredita em alguma coisa, maior é a possibilidade de que ela se concretize. A sua expectativa em relação a algo ou alguém pode influenciar sensivelmente um acontecimento. Pense nisso quando estiver pensando em dar feedback para alguém da sua equipe.

Escrito por Fernando Oliveira
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